Sugestões e propostas foram poucas, já indignação foi muitaPor Dionis Maikon
A audiência pública realizada ontem (23/02/2011) na Câmara Municipal de Bauru para discutir o transporte público na cidade, serviu muito mais para mostrar a indignação da população do que para discutir e levantar pontos de melhoria no sistema.
A audiência foi uma iniciativa do vereador Roque Ferreira (PT) e contou com a participação de vereadores, do presidente da EMDURB Nico Mondelli, funcionários da empresa, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e cidadãos em geral.
O grande ponto a ser discutido na audiência era a relação entre o valor da passagem com a qualidade do serviço já que no próximo mês, será discutido o reajuste da tarifa do transporte coletivo que hoje na cidade é cobrado de forma diferenciado de acordo com a forma de pagamento e horário que se utiliza o transporte.
A tarifa básica do transporte coletivo urbano de Bauru é de R$ 2,10 e a tarifa integrada de R$ 2,60 para pagamento com cartões. Para pagamento em dinheiroo valor é de R$ 2,25.
Além disso o sistema conta com cobrança diferenciada em determinados horários. Usuários que utilizam o sistema nos dias úteis das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, tem bônus de 10% no valor da passagem. Estudantes até 25 anos de idade tem bônus de 25% (sem diferenciação de horário) e idosos acima dos 65 anos e deficientes tem gratuidade no sistema.
Essa diferenciação na cobrança em relação a quem paga em dinheiro e quem utiliza o sistema em determinados horários foi uma das principais questões debatidas na audiência, onde representantes de classe e usuários se mostraram indignados com essa "discriminação" na cobrança.
O presidente da EMDURB, Nico Mondelli, mostrou as ações que estão sendo desenvolvidas pela empresa, para a melhoria no sistema de mobilidade urbana da cidade, não só em relação ao transporte coletivo mas num todo. Foi feito um panorama geral das ações a médio e longo prazo que serão desenvolvidas na cidade. A curto prazo foi informado que em março será aberta licitação para aquisição de 870 abrigos de ponto de ônibus, que serão instalados em diversos pontos da cidade no sistema de exploração comercial, ou seja, nesses abrigos terão propagandas de empresas interessadas em utilizar o ponto. Essa padronização é uma das ações para melhoramento do sistema, já que o usuário terá mais conforto ao esperar o coletivo em abrigos cobertos e com bancos.
Outro ponto debatido foi o cumprimento da lei 5631 do Plano Diretor Participativo que define a criação do Plano de Mobilidade Urbana na cidade. Segundo a EMDURB, a intenção é focar na regulamentação do Plano em 2011 para que a mobilidade urbana possa ser tratada de forma mais específica e participativa. No próximo mês, mais precisamente dia 10/03 acontecerá reunião para escolha de representantes do núcleo gestor do Plano. A intenção da autarquia é realizar diversas audiências durante o ano para a discussão de melhorias no sistema.
Nico anunciou também a contratação de uma empresa de consultoria para efetuar a remodelação no sistema de transporte coletivo, a última foi realizada em 2003. Nico esclareceu que nos últimos anos, devido ao crescimento econômico da cidade, houve muitas mudanças em relação a demanda de pessoas e até mesmo no sistema de trânsito da cidade, o que gerou problemas em diversas linhas. A remodelação se faz necessária para adequar o sistema a nova realidade da cidade.
O sistema de transporte coletivo de Bauru conta com 222 ônibus, sendo 81% da frota adaptada com elevadores, a meta é que esse número alcance 96% da frota. Em média são transportados cerca de 2,6 milhões de passageiros por mês.
Na audiência o que ficou claro é a indignação da população em relação ao serviço prestados nos seguintes pontos:
- penalização do usuário que utiliza dinheiro para pagar passagem
- exercimento de dupla função do motorista que além de dirigir tem que fazer a cobrança de passagem
- diminuição na quantidade de ônibus aos sábados e domingos
- falta de preparo dos motorista na utilização do elevadores
De sugestão mesmo somente o vereador Paulo Eduardo de Souza (PSB), que sugeriu a criação do Instituto de Planejamento, que tem como objetivo gerenciar e planejar as questões de mobilidade e da Política Tarfária, com a criação de regras e análise para a definição na cobrança de tarifa, como por exemplo, cobrança da tarifa de acordo com a quilometragem percorrida, ou peridiocidade de utilização do sistema por parte do usuário.
O que fica claro é o que o assunto do transporte público é um dos mais polêmicos e complexos a serem debatidos por todos. O que esperamos é que o poder público seja corajoso, tomando medidas que efetivamente contribuam com a população, incluindo-a nas discussões. A participação popular é essencial para que essas medidas tenham efeito e saiam do papel, afinal, ela é a maior interessada e beneficiada com o funcionamento correto do sistema.
Além disso o sistema conta com cobrança diferenciada em determinados horários. Usuários que utilizam o sistema nos dias úteis das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, tem bônus de 10% no valor da passagem. Estudantes até 25 anos de idade tem bônus de 25% (sem diferenciação de horário) e idosos acima dos 65 anos e deficientes tem gratuidade no sistema.
Essa diferenciação na cobrança em relação a quem paga em dinheiro e quem utiliza o sistema em determinados horários foi uma das principais questões debatidas na audiência, onde representantes de classe e usuários se mostraram indignados com essa "discriminação" na cobrança.
![]() |
João Carlos Andrade - integrante da CUT |
Houve a participação popular através de perguntas feitas através da tribuna ou por escrito
O presidente da EMDURB, Nico Mondelli, mostrou as ações que estão sendo desenvolvidas pela empresa, para a melhoria no sistema de mobilidade urbana da cidade, não só em relação ao transporte coletivo mas num todo. Foi feito um panorama geral das ações a médio e longo prazo que serão desenvolvidas na cidade. A curto prazo foi informado que em março será aberta licitação para aquisição de 870 abrigos de ponto de ônibus, que serão instalados em diversos pontos da cidade no sistema de exploração comercial, ou seja, nesses abrigos terão propagandas de empresas interessadas em utilizar o ponto. Essa padronização é uma das ações para melhoramento do sistema, já que o usuário terá mais conforto ao esperar o coletivo em abrigos cobertos e com bancos.
Outro ponto debatido foi o cumprimento da lei 5631 do Plano Diretor Participativo que define a criação do Plano de Mobilidade Urbana na cidade. Segundo a EMDURB, a intenção é focar na regulamentação do Plano em 2011 para que a mobilidade urbana possa ser tratada de forma mais específica e participativa. No próximo mês, mais precisamente dia 10/03 acontecerá reunião para escolha de representantes do núcleo gestor do Plano. A intenção da autarquia é realizar diversas audiências durante o ano para a discussão de melhorias no sistema.
Nico anunciou também a contratação de uma empresa de consultoria para efetuar a remodelação no sistema de transporte coletivo, a última foi realizada em 2003. Nico esclareceu que nos últimos anos, devido ao crescimento econômico da cidade, houve muitas mudanças em relação a demanda de pessoas e até mesmo no sistema de trânsito da cidade, o que gerou problemas em diversas linhas. A remodelação se faz necessária para adequar o sistema a nova realidade da cidade.
![]() |
Slide da apresentação realizada pelo presidente da EMDURB Nico Mondelli |
O sistema de transporte coletivo de Bauru conta com 222 ônibus, sendo 81% da frota adaptada com elevadores, a meta é que esse número alcance 96% da frota. Em média são transportados cerca de 2,6 milhões de passageiros por mês.
Na audiência o que ficou claro é a indignação da população em relação ao serviço prestados nos seguintes pontos:
- penalização do usuário que utiliza dinheiro para pagar passagem
- exercimento de dupla função do motorista que além de dirigir tem que fazer a cobrança de passagem
- diminuição na quantidade de ônibus aos sábados e domingos
- falta de preparo dos motorista na utilização do elevadores
De sugestão mesmo somente o vereador Paulo Eduardo de Souza (PSB), que sugeriu a criação do Instituto de Planejamento, que tem como objetivo gerenciar e planejar as questões de mobilidade e da Política Tarfária, com a criação de regras e análise para a definição na cobrança de tarifa, como por exemplo, cobrança da tarifa de acordo com a quilometragem percorrida, ou peridiocidade de utilização do sistema por parte do usuário.
![]() |
Vereador Paulo Eduardo de Souza discursando |
O que fica claro é o que o assunto do transporte público é um dos mais polêmicos e complexos a serem debatidos por todos. O que esperamos é que o poder público seja corajoso, tomando medidas que efetivamente contribuam com a população, incluindo-a nas discussões. A participação popular é essencial para que essas medidas tenham efeito e saiam do papel, afinal, ela é a maior interessada e beneficiada com o funcionamento correto do sistema.
"Slide da apresentação realizada pelo presidente da EMDURB Nico Mondelli" onde lê-se "GAZES"...
ResponderExcluir... GAZES?!?? oO
Os veículos expelem trapos utilizados em curativos médicos, é isso?!?? oO
Realmente, é um caso grave de POLUISSÃUM em nossa cidade...
... he he he